
Você quer uma cultura de aprendizagem para sua empresa?
Empresas que aprendem, crescem! Investir na cultura de aprendizagem é dar às suas equipes o poder de inovar, se adaptar e superar desafios com agilidade. É transformar conhecimento em resultados e colaboradores em líderes. Quem investe em pessoas e no ambiente adequado colhe sucesso.
Vamos encarar os fatos: a maioria das organizações simplesmente não aprende na velocidade que precisa e desperdiça tempo em iniciativas de transformação e aprendizagem que não geram resultados.
Não porque falta tecnologia ou recursos, mas porque estão presas a vieses que as levam a cometer os mesmos erros repetidamente.
E a pior parte?
Muitos líderes estão completamente cegos em relação a isso.
Separei aqui o que, na minha visão e experiência, realmente impede sua empresa de evoluir:
1 - Medo do Fracasso: Falar é fácil, mas quando o fracasso é eminente, a maioria das pessoas corre para esconder os erros ou achar formas de justificá-lo. Isso cria uma cultura de medo, onde ninguém arrisca e ninguém aprende.
2 - Mentalidade Fixa: Aquela velha história de que temos que "parecer para ser", mata a inovação. Se o seu time está mais preocupado em parecer inteligente do que assumir uma postura vulnerável para aprender, você já perdeu o jogo. Ou ainda o famoso "sempre fizemos assim" promovendo uma âncora que afunda o profissional, a equipe, a empresa.
3 - Dependência do Passado: Promover e contratar com base no histórico de performance é como dirigir olhando para o retrovisor. O potencial de aprendizado precisa estar no topo da sua lista, quando se trata de analisar os principais talentos de um time.
4 - Viés de Atribuição: Sucesso é mérito, fracasso é azar? Errado! Enquanto seus líderes continuarem se achando geniais pelo sucesso e culpando o destino pelo fracasso, o aprendizado ficará estagnado.
A realidade é que a maioria dos líderes está mais interessada em sua reputação, em parecer competente do que em realmente fazer o que precisa ser feito e analisar avanços de forma pragmática. Ou imersos em rotinas operacionais que limitam sua visão e movimento de comportamentos e incentivo a aprendizagem.
Se você se enquadra nisso, nem tudo está perdido.
Nos próximos fracassos, adversidades, dúvidas, pois eles irão acontecer, antes de procurar os fatores externos que o justifiquem, procure olhar para si e entender o que você poderia ter feito diferente e que lições levará de mudanças para o futuro.
Quer uma cultura de aprendizado de verdade? Então invista no ambiente propício para que isso ocorra.
Patrícia Eloisa Rech
Business Coach, Mentora, Consultora em Desenvolvimento Humano e Organizacional