20 janeiroRH

Transformação Digital do RH e agora?

Como a cultura de agilidade pode contribuir transformação digital do RH

Muito mais que uma metodologia, a agilidade é uma cultura, uma nova forma de pensar e agir. Por conta disso, não basta somente aplicar um ou outro método ágil para conseguir obter os resultados prometidos, deve-se de fato encarar uma mudança de mindset, incentivar a área e a organização a respirar novos conceitos e quebrar paradigmas.

O Novo RH precisa ter sua atuação cada vez mais focada na estratégia da empresa ao invés de ser somente uma área operacional, responsável pelo cumprimento da legislação trabalhista e afundada em processos.

 

Além disso, precisa adaptar-se para conduzir a sua própria transformação digital e apoiar as demais áreas, pensar estrategicamente para contribuir com o futuro da organização e em quais competências serão necessárias para atingir esse objetivo. E outro aspecto importante que deve ser considerado é a experiência do colaborador, que se torna cliente da marca e patrocinador das mudanças no processo de evolução do modelo de gestão.

 

Conheça algumas dessas transformações em áreas distintas do RH:

 

Avaliações de desempenho

Empresas que adotam o Método Ágil trabalham com projetos com prazos menores, conduzidos por diferentes líderes e equipes. Nesse cenário, é necessário que os feedbacks sejam mais frequentes para que as equipes possam ser mais ágeis, corrigir seus erros, melhorar o desempenho e aprender por meio da iteração.

 

Equipes

Enquanto o RH tradicional possuía um foco mais direcionado às pessoas, o RH Ágil também é voltado para as equipes, utilizando metodologias como o Scrum para revisão de metas e tarefas. Essas equipes ganham novas responsabilidades, como acompanhar e gerenciar seu próprio progresso, identificar obstáculos, avaliar liderança e gerar insights para a melhoria de desempenho.

 

Remuneração

Enquanto algumas empresas adotam um modelo de remuneração que propõem bônus pontuais para recompensar as contribuições no momento em que ocorrem – em vez do modelo de aumento de salário uma vez por ano, por exemplo – outras oferecem bônus baseados na complexidade dos projetos assumidos pelos funcionários ou pelo desempenho superior.

 

Recrutamento

Os novos processos de recrutamento das empresas que adotam o RH Ágil incluem a classificação das vagas de acordo com as prioridades do setor, compartilhamento de informações sobre os candidatos e rastreamento do tempo do ciclo de preenchimento de vagas, identificando gargalos e processos bloqueadores.

 

Aprendizado e desenvolvimento

Algumas inovações podem ser notadas em empresas que fornecem módulos de aprendizagem online para que os funcionários possam acessar de acordo com suas necessidades, nas análises de dados para a identificação das habilidades exigidas para determinadas funções, sugerindo aos funcionários o tipo adequado de treinamento, segundo suas experiências e seus interesses.

 

Patrícia Eloisa Rech

Posts adicionados recentemente