25 abrilRH

Por que você atua em RH? Por que gosta de gente?

Por que você escolheu atuar com RH? A sua motivação de antes ainda se aplica a realidade atual? O mundo está se transformando de forma muito rápida, os profissionais e os ambientes organizacionais surgem com demandas diferenciadas. Como podemos ter um posicionamento diferente nas ações de RH é o tema que abordo no artigo.

O RH é e continuará sendo uma área que vai sempre estar associada às Pessoas. Isso é algo que não pode ser deixado de lado. Ao contrário: deve ser valorizado, até porque tudo que é conquistado em uma empresa é feito pelas pessoas! Mas considerando todas as transformações nos negócios, nas carreiras e na forma das empresas operarem, novas competências críticas têm sido cada vez mais exigidas.

 

Ao longo da minha carreira como Executiva de RH, ouvi diversos profissionais relatando que escolheram trabalhar na área porque gostam muito de gente.

 

Mas considerando todas as mudanças que precisam ser feitas nas organizações daqui pra frente, essa resposta será insuficiente para que um profissional de RH tenha sucesso nos próximos anos. 

 

Então, além de gostar muito de gente, o RH pode e deve ir muito além! O RH precisa apresentar proativamente as soluções e os caminhos mais certeiros para gerar altíssimo impacto para o negócio e para as pessoas. Isso se traduz em ter competências críticas para criar o futuro do RH, como por exemplo:

 

  •  Ter pensamento estratégico.
  • Conhecer profundamente o negócio atual e seus desafios para o futuro.
  • Ter a capacidade de analisar, influenciar e realizar diagnósticos.
  • Apresentar resultados da sua área 100% conectados aos desafios do negócio.
  • Desenvolver soluções que o negócio nem sabe que precisa.

 

Uma das ações que podem contribuir para isso é a "importação" de profissionais de outras áreas e outras formações para trazer DIVERSIDADE de PENSAMENTO para a área. Abraçar novas visões é uma das maneiras mais eficazes de ampliar a perspectiva, criar soluções e inovar. E isso não poderá ser feito com profissionais com o mesmo perfil, modelo mental e background.

 

Outro aspecto fundamental é estudar - em especial assuntos que o RH não costuma se aprofundar tanto. Mas são assuntos que podem impactar demais as pessoas. E impactam, sobretudo, o trabalho e o valor que um profissional de RH vai gerar nos próximos anos: a estratégia do negócio, os concorrentes, as novas tecnologias, os desafios futuros da empresa e o impacto disso tudo para o desenvolvimento de Líderes e Equipes.

 

Escolha o RH.

Porque você gosta de gente.

Porque sua empresa precisa atrair talentos.

Porque sua empresa precisa acelerar o desenvolvimento das pessoas.

E porque você precisa ajudar a criar o futuro da sua organização.

 

E se precisar de apoio nessa nova construção, estamos à disposição para te ajudar nessa jornada.

Sucesso!!

 

Patrícia Eloisa Rech

Posts adicionados recentemente