12 novembroComportamento

O poder do sorriso no ambiente de trabalho

Você sabia que um simples gesto tem poder de transformar suas relações e seus resultados? O artigo de hoje fala de um tema muito gostoso e pertinente: O SORRISO. Compartilho dicas preciosas da importância e a repercussão de sorrir no ambiente de trabalho!

O sorriso tem o poder de transformar qualquer situação, mas muita gente não tem ideia dos impactos de utilizá-lo no mundo corporativo, especialmente, no local de trabalho. Podemos dizer que sorrir é uma arte, pois gera sensações incríveis e imediatas em quem é “atingido” por ele. 

 

Sorrir abre portas.

 

Melhora a relação de colaboradores com gestores.

 

Ajuda a vender mais facilmente.

 

Líderes que sorriem tendem a ser mais admirados por suas equipes.

 

O sorriso tem um impacto tão relevante, que mesmo situações onde a conversa seja difícil, o resultado tende a ser menos desgastante para os envolvidos.

 

Outros momentos onde o sorriso gera resultados importantes e são clássicos. Na hora de uma entrevista de emprego, no momento de dar ou receber um feedback, ou mesmo na ocasião de pedir aumento. Em todas essas situações sorrir pode fazer toda a diferença. 

 

Conversas onde o sorriso está presente tendem a serem mais leves, e gerar resultados mais concretos. E não sou eu quem digo isso. Um estudo da Penn State University identificou que a frequência de sorrisos de funcionários influenciava nos indicadores de produtividade em reuniões com clientes, gestores e outros stakeholders: 

 

Entre outras palavras, ficou comprovado que quem sorri de maneira recorrente, bate mais fácil as metas ou ganha mais do que os sisudos.

Impressionante, não?

 

Se avaliarmos o impacto do sorriso no clima de trabalho fica ainda mais evidente sua repercussão.

Quem nunca sentiu um peso por trabalhar ao lado de pessoas negativas e que não param de reclamar?

Por que é mais fácil e agradável conviver com pessoas felizes e sorridentes?

Carregar o peso dos mal-humorados é uma tarefa que torna o ambiente de trabalho ruim. Quando você percebe, já está irritado ou querendo desaparecer dali.

Por outro lado, o ambiente se torna muito prazeroso quando é composto por pessoas alegres e que se permitem sorrir. 

 

Três sintomas que o sorriso gera automaticamente

 

Alegria que contagia – O toma lá, dá cá de um sorriso é uma reação física. As células espelho de nossos cérebros reagem com sorriso para quem sorri para nós. O mesmo acontece quando alguém ri ao seu lado ou boceja. Sorrir é o meio mais fácil para criar ou gerar empatia. As resistências caem por terra mais facilmente. Para tornar a postura completamente forte basta somar o “olho no olho”. Fica imbatível. 

 

Vontade de estar perto – O sorridente é lembrado mais facilmente. Ajuda, inclusive, a despertar a endorfina em quem está perto dele. Assim, o sorridente aproveita mais a vida pois é lembrado para eventos, aniversários, casamentos e, em caso de promoção, é sempre privilegiado se comparado a outro profissional de perfil técnico semelhante mais acabrunhado. 

 

Seu corpo fala – O tal do sorriso é uma vitamina natural para o nosso organismo, esse sentimento nobre e primoroso traz inúmeros benefícios para seu corpo e sua mente. Segundo especialistas, o sorriso é capaz de melhorar o funcionamento dos músculos faciais e abdominais, além dos sistemas respiratórios, cardiovasculares e imunológicos.

 

Os impactos negativos para a saúde acarretados pelo mau humor

 

Sabemos que um líder bem-humorado e feliz pode contagiar o ambiente. No entanto, o reverso também é verdadeiro: uma gestor rabugento e mal-humorado não só traz um peso enorme para seu time, como também pode prejudicar muito a própria saúde, estando sujeito a desenvolver uma série de doenças.

Um estudo da Stroke, Associação Americana de Cardiologia (AHA) concluiu que pessoas mais tristes tem uma chance muito maior de desenvolver doenças relacionadas ao cérebro e coração como derrames, entupimento temporário de um vaso sanguíneo do cérebro e AVCs. 

 

A tensão constante favorece inflamações crônicas e pode acarretar

uma série de doenças. Assim, além de criar um clima ruim de trabalho,

seus envolvidos acabam ficando doentes. O nível de absenteísmo aumenta,

o turn over explode. 

 

Faça o teste, passe o dia inteiro de cara boa e sorrindo. Você verá a reação imediata das pessoas no seu ambiente de trabalho. Isso pode te abrir portas, estreitar relações comerciais, te projetar no mercado e até mesmo te levar a bons convívios sociais. 

 

O sorriso contagia e o mau humor também. 

Pense de que lado você pretende estar.

Posts adicionados recentemente